Friday, November 25, 2005

Errar é bom?

Nunca pensaram no que fariam se pudessem voltar atrás no tempo, até quando eram mais novos? A ideia não é pura ficção, é um exercício de auto-análise bastante curioso.
Já só nas premissas, a escolha é relevante: era melhor (ou sequer possível) manter o nosso conhecimento da vida ou teríamos que voltar ao prévio estado de ignorância? Qual das opções preferiríamos?
Depois vem o resto. E se voltássemos a ter a oportunidade, repetíriamos os mesmos erros? Ou não?
Cada um deveria ser capaz de, por si mesmo, responder a estas questões. E isso conferiria, certamente, uma claridade maior à nossa imagem do que somos, como cá chegámos e para onde vamos.
Eu por mim, já pensei diversas vezes sobre o assunto e parece-me que cometeria a maior parte dos mesmos erros outra vez. Mesmo alguns dos mais graves (ou, talvez, todos estes...). Isto porque penso que aquilo que sou (com o qual tenho que viver, se bem que deva tentar melhorá-lo) é a soma das opções correctas com os erros. E é assim que deve ser. Uma vida vivida sem erros, não existe, não seria vida. Tentar apagá-los era negar que estamos vivos, tentar esquecê-los ou ignorá-los era fechar os olhos ao conhecimento do que somos.
E vocês?

P.S.: Este texto é diferente do que é usual aqui, mas "what the hell", variar é bom. E aqui somos livres de fazer o que queremos, fica tudo em família.

3 comments:

O_Corrosivo said...

Concordo 102% (burro!!!) mas acrescento que a premissa de podermos levar tudo o que sabemos agora para trás altera comletamente os pratos da balança entre o repetir ou não repetir os erros, uma vez que já tinhamos essa experiência connosco, logo poderiamos aproveitar as mesmas oportunidades para fazer outros erros (ou então não!!!)

Very Unlucky Guy said...

Mas cuidado! Se não cometesses os erros que tinhas cometido já não eras tu, mas sim uma pessoa diferente. Tem qualquer coisa de paradoxal, como qualquer situação de viagem no tempo mas é mesmo assim: se alterares aquilo por que passaste, já não és tu mas sim outra pessoa diferente. O objectivo do exercício é, principalmente, uma pessoa entender se quer ser o que é (ou melhorar a partir daí) ou se quer ser uma pessoa completamente diferente (que possivelmente gostaria por sua vez de ser igual aquilo que tu és...)

Bruno said...

Estou de acordo, mas apenas queria acrescentar um ponto: os erros são, a meu ver, uma necessidade constante na nossa vida que poderão resultar no nosso progresso como pessoas. Ao recomeçar do zero, tal necessidade repetir-se-ia, se bem que um indivíduo humano, por norma gregário, não cometerá todos os erros que poderia cometer, porque podemos sempre aprender com os erros dos outros com os quais coexistimos. Penso também que essa aprendizagem é muito importante ao longo da nossa vida.

Gostei muito do tema e nunca tinha pensado nele da forma como foi aqui abordada.