Friday, November 11, 2005

Dia de S. Martinho


A tradição já era antiga, aliás… desde sempre ele se lembrava de ter comemorado o dia de S. Martinho com castanhas e agua-pé. Só que este ano as coisas tinham mudado drasticamente.
Há 8 meses atrás tinha tido um crise aguda de diabetes e tinha-lhe sido amputado o pé. Tinha passado por uma fase tão má… tão má, que preferia nem se lembrar. A hipótese de utilizar uma prótese tinha-lhe pintado de novo a cores a vida cinzenta que levara desde essa fatídica operação. Agora 5 meses depois já se habituara a utilizá-la como se fosse o seu próprio pé, na realidade até lhe custava tirá-la de tão apegado que estava a ela.
Mas o médico tinha sido bem explicito relativamente a outras coisas, os doces … nada... não podia comer nenhum bolinho ou rebuçado… nada… e a bebida, nem um copinho para amostra.

Isso colocava-lhe um grande problema hoje, dia de S. Martinho, como é que poderia celebrar sem poder beber, é que… as castanhas ainda vá que não vá, mas a água-pé!!!
Mas o médico tinha-o proibido em absoluto de beber qualquer coisa que não água, mas… isso tinha-lhe dado um ideia …
Bebeu, bebeu até cair para o lado, e … quando no dia seguinte o filho o encontrou (tocava no velho rádio o Bairro do Oriente do Rui Veloso) em coma por causa dos diabetes, a única coisa que encontrou ao seu lado foi o pé, e um papel que se apressou a ler e que dizia, “Bebo… mas tirei o pé, … é só água”
Passados 2 dias o filho vendeu a prótese na feira da ladra e conseguiu 20€ por ela. Comprou 2 garrafas de água-pé e umas castanhas e fez uma celebração atrasada do dia de S. Martinho.

1 comment:

Very Unlucky Guy said...

Agora sim, o nome Corrosivo está justificado: O Pai é parvo e bêbado, o filho é interesseiro, cínico e sádico, é tudo uma família típica e normal... Viva a normalidade (ou então não...).
Mas lá que tem piada (um pouco mórbida) tem. Ainda bem que a nossa família não é típica.
P.S.: 20€ por uma prótese? Feira da Ladra, realmente...