Thursday, November 03, 2005

Comportamentos condicionados


Ligou a luz, dirigiu-se para a câmara de filmar e ligou-a, pôs a música a tocar.

Depois pegou no objecto de borracha e mergulhou-o dentro de água. Estava a repetir mais uma vez o mesmo procedimento, e a reacção foi a mesma, os peixes deslocaram-se todos em cardume para o ponto mais afastado do boneco de borracha. Esperou uns segundos e retirou aquela espécie de costeleta com olhos feita em borracha que tanto os assustava, ou pelo menos condicionava. Novamente como sempre tinham feito passados instantes saiu um do grupo que ela não conseguia identificar se era sempre o mesmo ou não e fez algumas tentativas para se deslocar para o local onde antes tinha estado o “monstro” de borracha, e finalmente passados mais alguns segundos saíram todos daquela ponta do aquário e recomeçaram as actividades normais.
Ela, orgulhosa com o seu trabalho, desligou a câmara e pensou como era interessante o estudo de reflexos comportamentais em animais. Já a pensar no que iria escrever sobre o assunto, dirigiu-se para a porta e de repente ouviu um som que vinha perto do aquário, deslocou-se para lá outra vez, ligou a câmara …
Ele olhou para baixo para a caixa onde estava a realizar a experiência e sorriu, mais uma vez a pequena fêmea dirigiu-se para o recipiente com água e começou a executar uma série de movimentos que repetia sempre que ele fazia aquele ruído (estímulo), era mesmo interessante estudar o comportamento de animais…

2 comments:

Very Unlucky Guy said...

És mau! Reduzes a tua própria sobrinha a um objecto exeprimental. Ou se calhar tens razão! Se calhar não somos mais que bolas de bilhar que levam tacadas e fazem tabelas ao bel-prazer de um Grande Jogador de Bilhar Cósmico....

O_Corrosivo said...
This comment has been removed by a blog administrator.