Tuesday, March 21, 2006

O Bem e o mal

Tobias era um bom homem. Trabalhador assíduo e dedicado de uma empresa de metalomecânica de alta precisão. Em casa era um bom marido, ajudava bastante nas tarefas de casa, aliás ajudava tanto que a sua mulher, por vezes, lhe gritava da sala (onde passava o dia todo a ver novelas de pés cruzados sobre a mesinha de chá) para ele descansar um bocadinho e deixar o jantar que nesse dia iam comer fora.
Coitado do Tobias, afinal já tinha limpo o pó e aspirado a casa toda, tinha tratado da roupa, lavado a louça e merecia um descanso. A sua mulher por vezes perdia alguns minutos (durante os intervalos da novela) a pensar na sorte que tivera em casar com um homem tão bom. Já na escola pimária o tinham votado como o menino mais bonzinho, no liceu tinha sido considerado o adolescente do ano e posteriormente tinha sido considerado o solteirão mais apetecivel do bairro, até ela ter tido a sorte de o conhecer.

Toda esta rectidão, bondade e sentido de justiça advinham do facto de Tobias acreditar piamente numa teoria que desde muito cedo tinha tecido na sua cabeça e que basicamente dizia, que só havia 2 tipos de pessoas, as boas e as más. Não havia pessoas assim, assim, ou que nuns dias eram boas e noutros más.
A quem tinha pachorra para o ouvir falar sobre a sua teoria, citava com fervor os exemplos de como tudo convergia para apenas 2 estados, como por exemplo, o actual panorama político no seu país , onde após a implementação da tão nova e frágil democracia, existia uma pluralidade de partidos, e com o passar do tempo tenderam para apenas 2 - um à esquerda e outro à direita. Outro exemplo que gostava muito de citar era o do tempo, quando era criança, lembrava-se tipicamente de 4 estações o Outono, Inverno, Primavera e Verão, hoje em dia apenas existiam efectivamente 2 o Inverno e o Verão.
Tudo se manteve nesta paz e harmonia, até ao dia em que um dente de uma roda dentada da máquina com que trabalhava encravou e fez com que toda a engrenagem saltasse a grande velocidade, tendo 145 (contados nas radiografias) minúsculos pedaços ficado cravados dentro da cabeça de Tobias.
Quando acordou do coma em que tinha ficado durante 2 semanas e 3 dias, soube a terrível verdade, é que de todo aquele metal que tinha sido projectado contra o seu cérebro somente 26 partículas tinham sido retiradas, porque as restantes estavam em partes "delicadas" do cérebro, em que não poderiam mexer. As consequências de ter todo aquele metal enfiado dentro da cabeça eram desconhecidas e imprevisiveis. Os médicos falaram-lhe de alguns casos parecidos com o dele, em que tinha havido lobotomia dos lobos frontais dos hemisférios do cérebro e com isso vieram mudanças de comportamento.
Mas ele acontinuava a acreditar na sua teoria dos dois estados, apesar de se sentir diferente, sobretudo quando passava perto de antenas emissoras de rádio ou de telemoveis, situação em que sentia uma enorme pressão na cabeça e começava a ouvir as emissões que estavam a ser efectuadas.
Com a sua nova situação veio um mar de desgraças. A mulher deixou-o, agora que já praticamente não fazia nada em casa. Foi despedido por incapacidade permanente superior a 90%. Um dos pedaço que se tinha alojado no seu cérebro tinha a forma de uma espiga e estava a enterrar-se cada vez mais profundamente no seu cérebro provocando-lhe um acentuado descoordenamento na locomoção. Com o andar do tempo tornou-se amargo. Quando paralisou completamente ficou agarrado a uma cama de hospital e tornou-se um chato rezingão, sempre preocupado em safar-se melhor que o parceiro do lado, não importando o facto de ter que prejudicar o paciente da cama ao lado. Quando conseguia estar lúcido pensava no asco de pessoa em que se tinha tornado.
Um dia, tantas fez ao velhote do lado que este farto de aturar aquele chato, quando o apanhou a dormir, pegou na muleta e deu-lhe tantas vezes quanto conseguiu até chegarem os enfermeiros e o agarrarem. Tobias ficou num estado lastimável e entrou em estado de coma por 2 meses. Quando acordou apercebeu-se que tudo voltara ao normal, de facto, com as pancadas na cabeça dadas pelo velhote do lado, tudo parecera voltar ao normal, tornara-se novamente uma pessoa afável, simpática e recta e já conseguia andar novamente. Que bom , pensava Tobias, agora ia gozar a vida outra vez.
Infelizmente 2 dias depois morreu em consequência de problemas no figado que tinha sido severamente atingido por uma das pancadas do velho.

1 comment:

Very Unlucky Guy said...

O cinzento não é tão vistoso como o preto e o branco mas não deixa de ser mais usual. E existe uma paleta tão vasta de cinzentos que é difícil de abarcar. Eu, pessoalmente, prefiro os cinzentos com atitude: definitivamente mais escuros ou decididamente mais claros. Os indecisos é mais complicado...