Thursday, April 27, 2006

A lição



José Ferraz era um homem muito rico, era um dos novos ricos do jet-set nacional, a sua fortuna tinha sido avaliada em mais de 80 biliões de euros, e no entanto haviam 2 coisas que o preocupavam. A primeira prendia-se com o facto de ninguém lhe dar o devido valor porque tinha vindo de uma família pobre, não tinha títulos de nobreza, não tinha ninguém na família famoso, enfim … não tinha “pedigree”. A sua segunda preocupação era muito mais visceral e prendia-se com o seu único filho, que sendo um adolescente que tinha tudo o que queria, recusava sempre a notoriedade que a fortuna do seu pai lhe trazia. Andava mal vestido, não se preocupava com a sua aparência, escondia muitas vezes ardilosamente quem na realidade era dizendo apenas o seu primeiro nome e o nome herdado da mãe, que à maior parte das pessoas… não dizia nada, enfim fazia todo o possível para esquecer que era filho de José Ferraz.
Isso provocava desde há muito uma mágoa enorme em José Ferraz que da noite para o dia decidiu dar uma lição ao seu filho, mandando-o passar 2 dias com o seu tio lá na santa terrinha onde ambos tinham nascido, e onde o seu irmão era pastor de um rebanho com umas míseras 6 cabritas e 1 vaca. Agora é que o puto ia aprender como é bom ser rico, pensou José, e com ansiedade esperou pelo retorno do filho ao fim de 2 dias.
Domingo, quando o filho retornou, o pai quis logo saber como tinha corrido tudo. Começou logo por perguntar pelo irmão… se ainda continuava a viver aquela vidinha sem sentido, sempre a trabalhar no campo, sem telefone, sem computador, sem televisão, enfim… espicaçou um pouco o jovem para o pôr a falar.
Para seu grande espanto o rapaz contou maravilhas do sítio de tal modo que José Ferraz, (magnata das gravatas) já tinha um verdadeiro nó ao pescoço, quando finalmente apresentou os argumentos finais dizendo – então e como é que foi passar 2 dias, sem ires tomar uma banhoca na nossa piscina, sem estares umas horitas na conversa com os teus amigos pela Internet, e sem teres a tua aparelhagem topo de gama para ouvires a tua música.
O rapaz, antevendo que aquele seria o cavalo de batalha de seu pai, resolveu calá-lo rematando do seguinte modo
- Bom pai os 2 dias são realmente difíceis de esquecer, mas não por ter sentido a falta dessas coisas, porque se cá em casa tomo banho na nossa grande piscina, lá tomei banho num rio límpido fresco e maior ainda que a nossa piscina, se por outro lado não pude estar no “chat” com os meus colegas, passei largas horas a falar com o tio e os primos de coisas que me pareceram muito mais úteis e importantes do que as balelas que disparatamos no “Messenger” e finalmente quanto à música… o velho rádio do tio tem um som mesmo muito mau, mas em contrapartida, quando ele pegava na viola à noite e nos sentávamos cá fora a apreciar o céu estrelado e a cantar montes de músicas, todo o tipo de aparelhagem me parece dispensável, aliás tomei uma decisão muito importante, quero aprender a tocar viola e espero que me deixes ir passar já o próximo fim-de-semana lá com eles outra vez.
José Ferraz ficou sem fala, e durante mais de 10 anos nem quis saber do filho, que hoje em dia é um grande guitarrista numa banda internacional de grande sucesso, e que tem granjeado a Ferraz o bom nome que a sua fortuna nunca tinha conseguido.

No comments: