Tuesday, December 27, 2005

O Tempo...

Há quem diga que só temos a percepção do tempo devido ao facto de existirem uns espaços vazios entre as sinopses dos neurónios o que faz com que os impulsos nervosos não sejam transmitidos instantaneamente. Extrapolando, poder-se-ia concluir que quanto mais complexo/extenso for um sistema nervoso, mais tempo levam os impulsos nervosos a serem transmitidos e daí, diferentes percepções do tempo. Quererá isto dizer maior ou menor inteligência?
Usualmente somos ufanos da nossa rapidez de raciocínio, mas se isto é realmente uma qualidade a desenvolver, quererá isto dizer que uma paramécia unicelular é mais inteligente do que nós? É que, nela, a informação (não se pode falar de impulsos nervosos pois não tem sistema nervoso) está imediatamente acessível. E um animal pequenino, com sistema nervoso central? É mais rápida a transmissão dos impulsos! Será ele mais inteligente do que um humano? Talvez isso nem interesse!
Eu, por meu lado, sempre recusei fazer testes de medição do Q.I. pois poder-me-iam dizer que sou estúpido o que me retiraria o direito moral de ensinar, e eu gosto muito de ensinar. Isto para dizer que esta coisa da “inteligência” é um pouco obscura, mal definida.
As afirmações feitas no início deste texto permitem-nos, no entanto, fazer uns raciocínios curiosos. É sabido que, em geral, os animais de menor envergadura têm menor tempo de vida. Será que isto está ligado com o tempo passar de forma diferente para eles (pela razão arás indicada)? Será que numa escala de tempo universal (não a dos referenciais da física) todos os seres vivos vivem um mesmo tempo (à parte os acidentes e as doenças, claro) só que com um passo diferente? Será que o compto de todas as experiências de um ser vivo é mais ou menos constante, só se pode viver menos tempo e mais depressa ou menos tempo e mais devagar? Se eu tivesse que escolher, não sei qual escolheria...
Podemos mesmo generalizar. E se as mortes precoces (as tais doenças, os tais acidentes) sucedem exactamente porque esses seres vivos viveram mais intensamente que o normal? Tudo isto dá que pensar...

1 comment:

O_Corrosivo said...

Ok!!!
Vou abrandar o ritmo...



Ou então não!!!