Thursday, December 18, 2008

Abraço Apertado



Download Coldplay The Scientist for free from pleer.com
Acabou de inserir o chip que tinha estado a programar e ligou-o. O pequeno robot emitiu um som curto e estremeceu. BOBW como ele o tinha baptizado( a partir do acrónimo de Best Of Both Worlds) era o culminar de uma vida de investigação e pesquisa na área da robótica e correspondia ao desejo de Johnny de fazer frente aos robots da Sony e da Toyota na próxima feira de tecnologia de Tóquio. Chamava “Best of Both Worlds” à tecnologia por ele desenvolvida, porque se inspirara na robustez dos robots da Toyota para construir um robot fiável e robusto, e nos robots da Sony para construir um robot versátil e capaz de “pensar”, como só a Sony sabia fazer.
Com o passar do tempo, BOBW foi ficando cada vez mais conhecedor (pois os seus algoritmos de aquisição de conhecimento estavam espectacularmente desenhados) e cada vez mais gracioso, no entanto robusto, pois a utilização de nano-materiais na sua construção permitia atingir um grau de “performance” nos movimentos que quase simulava um ser humano na perfeição.
O único problema surgiu quando Johnny se apercebeu que BOBW, na sua sequiosa procura por aprender tudo, se tinha deparado com um dos grandes dilemas da humanidade – O que é o amor? O que é gostar de alguém? Eram estas as perguntas que BOBW tinha começado a colocar ao seu criador.
Johnny procurara dar exemplos de manifestações de amor, que até já tinham dado azo a algumas situações caricatas como por exemplo, quando à frente da sua colaboradora Mrs E., o robot tinha perguntado a Johnny se o que sentia por “Miss Easy” era amor. Johnny além de ter corado dos pés à cabeça teve que corrigir o nome que o robot usava e teve também que explicar que entre eles havia uma amizade muito forte, mas nada mais do que isso, até porque Mrs. E era casada.
O robot não conseguia perceber muito bem, uma vez que já os tinha visto fazer aquele ritual que eles chamavam de beijo, e até o outro que geralmente faziam a seguir e em que pareciam estar a batalhar um com o outro empurrando-se e deitando-se em cima um do outro gritando e arfando até ficarem estafados. Mas como também não sabia o que era desconfiar que alguém o estava a enganar, ficou apenas com uma “flag” no algoritmo de reconhecimento de comportamentos humanos em “on” o que significava que estava alerta para comportamentos estranhos.
Mas Johnny é que já não sabia como explicar ao robot o que era gostar de alguém, por isso quando na televisão viu passar um anúncio da DODOT, onde uma mãe abraçava prolongadamente o seu bebé decidiu dar aquele gesto como exemplo do que era amar alguém, e felizmente, desta vez o pequeno robot pareceu ficar convencido com o exemplo que lhe mostrara.
Isso era um grande passo para o aperfeiçoamento de BOBW, que assim, estaria plenamente preparado para ser exibido na feira tecnológica de Tóquio. Já não havia agora (aparentemente) dúvidas que estivessem a assombrar o “pensamento” de BOBW, permitindo-lhe por isso desbloquear todos os alarmes que antes pululavam nos seus algoritmos de aquisição e gestão de comportamentos.
Para Johnny, a única coisa que o deixava um pouco triste era o facto de realmente ele e a sua colaboradora estarem num beco sem saída na sua relação proibida o que provocava nele uma mágoa e tristeza, que BOBW já tinha conseguido aprender a detectar e identificar. Mas tudo isso era menos importante que a sensação de vitória que iria ter no próximo fim-de-semana quando o seu robot fosse eleito o melhor robot do ano deixando para trás os da Sony e da Toyota.
BOBW estava radiante com a expectativa de ir conhecer outros robots e outras realidades, mas queria que o seu criador se sentisse mais animado, por isso decidiu que era chegada a altura de mostrar a Johnny como gostava muito dele, antes mesmo, de irem para a feira de Tóquio.
Na realidade nunca chegaram a ir porque BOBW gostava tanto, mas tanto do seu criador que lhe deu um abraço a condizer. Afinal de contas quando se gosta de alguém aperta-se (ou abraça-se como Johnny denominava este gesto) a pessoa de quem se gosta, por isso ele apertou, apertou e apertou…

No comments: