Wednesday, July 02, 2008

O Homem Espelho



João Neves era um bebé normalissímo. Nasceu com 3,526 Kg, 50 cm de comprimento, enfim... tudo dentro do esperado. Apenas a sua mãe tinha notado uma pequena diferença, mas que na altura nem sequer atribuiu a nada especial é que João visto de relance parecia reflectir a luz.
Aos 10 anos era já evidente a diferença desta criança, chamavam-lhe os amigos “o espelhinho” porque João tinha desenvolvido uma coloração prateada na pele.
Aos 15 anos era um adolescente muito diferente dos outros, adorado por uns e odiado por outros, com ele não podia haver indiferenças, é que João agora alcunhado “Mirrorman” reflectia a luz, as imagens, tudo... de uma forma selectiva. Era um autêntico espelho. que reflectia o bonito ou o feio de cada um consoante o seu próprio estado de espírito.
Muito cedo descobriu que este dom podia ser uma benção, mas também uma maldição.
Era rara a miúda por quem ele se apaixonasse que não acabasse também por ele apaixonada, porque no fim de contas quando estava com ela, sentia-se bem e reflectia apenas a parte mais bonita dela e isso quando conversavam era muito bom para a rapariga que se sentia ainda mais bonita. Em contrapartida era difícil manter uma conversa com alguém com quem antipatizasse porque muito rapidamente o reflexo do lado mais obscuro dessa pessoa criava um ambiente muito deprimente e escuro que tornava a sua presença quase insuportável.
Com a idade começou a tornar-se uma pessoa cinzenta. Cinzenta de cor e cinzenta de espírito, uma vez que apenas reflectia imagens esborratadas das pessoas que com ele interagiam. Muito preocupado com este estado foi ao médico que não teve grandes dificuldades em anunciar a causa de tal mal. João estava a sofrer o que nos espelhos corresponde à perda da camada prateada por trás do vidro. Era uma doença sem cura e o fim era também já o esperado. Com o tempo João tornou-se transparente e a sua existência acabou por deixar de fazer sentido.
Um dia foi albaroado por uma moto 4x4 conduzida por um “teenager” inconsciente que andava a fazer habilidades à beira da água numa praia de nudistas.
Nunca ninguém deu pelo seu corpo que acabou por ser levado pelas ondas do mar e o “depositaram” no fundo do mar até se decompor completamente e deixar de existir.

2 comments:

EMG said...

A vida é estranha!!!...quem não ouviu já esta frase??..
No entanto, questiono-me porque as pessoas não colocam esta frase em formato de pergunta – A vida é estranha?
Será porque não sabem a resposta…será assim tão difícil saber a solução?
Então, como é que é!!???:
Tantos cientistas a realizar experiências;
Matemáticos com as suas equações…;
Físicos com as suas teorias do universo..;
(para não falar de tantas teses de doutoramento nas diferentes áreas) …enfim
Mas eu vou insistir…como é que é?...Só queria uma resposta a esta simples pergunta….composta de duas simples palavras “vida” “estranha”.
Serão os “sinais divinos”, “as imagem que absorvemos e que reflectimos” e porque não, as mensagem nas garrafas”que vamos encontrando nas nossas “praias” que nos conduzem nesta VIDA …e que a fazem ESTRANHA…ou simplesmente a vida é simplesmente vida e estranhos somos todos nós que somos vida e que nos relacionamos na vida (e então...seria só..."as pessoas são estranhas")…Bem…acho que isto ficou confuso…Mais!!??
Eu gostaria de ter uma resposta…também…não sei bem porque…adiantaria algo (??)..
Acho que seria bom…porém, se soubesse a solução acho q continuava a questionar-me… - então, porque acontecem as coisas desta ou de outra maneira?
…Se calhar é melhor não saber a resposta
[mas, já agora..(por favor)…se alguém a souber que me a escreva…Obrigado.]

O_Corrosivo said...

Pois é cara amiga, tudo se resume a isso mesmo as pessoas são estranhas.
Já o dizia o grande Jim Morrison e analisando friamente só pessoas estranhas andariam no espaço cibernético às 3h00 da manhã a ver se alguém tinha comentado um texto seu.
Apesar de ser estranho, já não me está a parecer tão estranho admitir que sou estranho...Que estranho.
Quanto à pergunta... bom essa perdura e não sou eu que vou dar a resposta, por 2 razões: 1º acho que não ia adiantar nada e 2º porque não sei. O que sei é que fico muito contente em que finalmente te tenhas decidido a dar um ar da tua graça. Espero que seja para repetir. Obrigado