Sunday, October 25, 2015

Mestre Provador


Download The Beatles A Taste Of Honey for free from pleer.com
Os tempos não eram fáceis para ninguém, muito menos para quem por convicção ou incapacidade física não se tinha alistado nas fileiras do exército do rei.
Para Henrique, um franzino homem de 24 anos, todas as hipóteses de conseguir um bom emprego se tinham esgotado, nas mais variadas tentativas goradas de fazer um trabalho pesado, ajudante de ferreiro, aprendiz de carpinteiro, aio de um qualquer cavaleiro da corte do rei, até moço de estrebaria era um trabalho forçado para ele, dada a sua compleição física.
Esta parecia ser uma das suas últimas hipóteses, e tinha agarrado com unhas e dentes, o emprego… “Mestre provador de azeite” da câmara do rei. Estava já no terceiro, e último, dia de treino e seria hoje o grande teste. Durante os 3 dias tinha visto todos os seus colegas/adversários progredirem naquilo que ele achava ser uma farsa e que se prendia com a classificação dos azeites que lhes eram dados a provar. Começava mesmo a achar que não tinha grande jeito para a coisa, e nunca conseguia puxar que chegue pela imaginação para lançar uma daquelas frases bonitas que tão apreciadas eram pelo Mestre provador responsável pelo treino em que participava. Os outros aprendizes de provador conseguiam arrancar uns “bravo” e “muito bem”, mas ele…
Neste momento o colega do lado tinha acabado de ouvir um elogio rasgado quando ao provar o azeite que experimentavam esse dia, e que tinha sido trazido pela filha do azeiteiro mais conhecido da região, dissera – consigo detectar intensidades diferentes de frutos secos quando deixo este fluído precioso escorregar pela garganta, numa primeira impressão parece-me amêndoa, mas após escorrer pela garganta diria que tem tonalidades de noz.
O mestre provador elogiara esta apreciação e prontificou-se a dizer que sentia exactamente o mesmo que se tratava de uma excelente avaliação. A Henrique, o que lhe fazia confusão era o facto de a seguir o colega da esquerda ter reportado um ligeiro amargo com um toque de noz- moscada ou mentolado e ter também ele, ouvido um “bravo”, seguido da respectiva concordância do mestre provador que após mais um breve sorver do azeite reconheceu toda aquela panóplia de sabores e aromas.
E ele…que se passava com Henrique, não sentia nada disso, apenas o sabor a azeite, bom…mas só a azeite. Já tinha feito todos os preceitos ensinados pelo mestre provador, de puxar ar pela boca para sentir o aroma retronasal , já tinha estalado a língua no céu da boca para sentir os picantes e amargos, e nada…
Desiludido…desanimado…ou pura e simplesmente conformado com o facto de não ter hipótese alguma de vir a servir naquele ofício Henrique concentrava o seu olhar na filha do azeiteiro, que devia ser a mulher mais bela à face da terra e era certamente a mais bela que alguma vez tinha visto.
Nesse momento a jovem mulher tinha acabado de deitar o azeite da próxima prova num dos copinhos azuis que utilizavam naquele oficio, e que servia para preservar o aroma e esconder a cor mais dourada ou mais verde do azeite, e acabara de o provar com um graciosidade que só visto, porque descrito se torna ridiculamente vazio. Os lábios da bela donzela traziam ainda o molhado do azeite quando ela se aproximou de Henrique para deitar no seu copo o mesmo azeite. Nessa altura o pobre homem conseguiu sentir o aroma do perfume da mulher e a avalanche de sensações, odores, e outras coisas mais, que nem sequer devem ser descritas num texto desta natureza, fizeram-no sonhar, divagar, e pela primeira vez abrir a boca desde que o treino tinha começado.
- Sinto o odor ao orvalho da manhã num dia de sol quente sobre os prados, sinto tonalidades de erva misturada com fruta doce, sinto ainda o aroma forte de mil flores diferentes pisadas ao de leve, como se quem as tivesse pisado fosse uma fada e tão suave fosse que nem exalavam todo o perfume. Sinto na garganta o doce e amargo ao mesmo tempo, e o picante tudo em simultâneo como se tivesse acesso a todas as sensações apenas com este saborear.
O mestre provador ficou sem palavras. Saboreou de novo de um modo breve o precioso azeite e sem saber muito bem o que dizer, mas não querendo parecer ultrapassado, anuiu e disse
- Bela observação. Não tenho nada mais a acrescentar. Aí está uma definição para este azeite.
Escusado será dizer que Henrique não conseguiu entrar para a câmara de provadores de azeite da corte do rei, mas tornou-se em contrapartida mestre perfumista, conquistou o coração de Isabela a doce donzela filha do azeiteiro mais rico e conhecido da região, e inspirado por ela produziu das fragrâncias mais exóticas e belas que o mundo alguma vez conheceu.